Perguntas Frequentes

Que tipo de resíduos recolhe a Praia Ambiente?

Resíduos urbanos ou equiparados, isto é, resíduos domésticos, ou semelhantes no caso de resíduos provenientes do sector de serviços, de estabelecimentos comerciais, industriais, unidades prestadoras de cuidados de saúde, nas quais a produção diária não exceda 1100 litros por produtor. 

A Praia Ambiente, E.M. ainda recolha alguns resíduos especiais mediante pedido de recolha e sujeitos a volume e disponibilidade:

  • Monstros (objetos domésticos volumosos fora de uso); 
  • Resíduos verdes (provenientes da limpeza e manutenção dos jardins, hortas); 
  • Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos - REEE - (electrodomésticos, lâmpadas, televisores, computadores, impressoras, aparelhos de comunicação, ferramentas eléctricas ou electrónicas).

O que é a reciclagem?

A reciclagem é uma forma de aproveitar embalagens usadas e transformá-las em novos produtos, poupando em matérias-primas. Ao reciclar estamos a contribuir para a proteção do meio ambiente, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para o aterro sanitário, poupando recursos naturais e assegurando que os nossos resíduos são valorizados. A reciclagem dos diversos materiais poupa energia e causa menos emissões de gases com efeito de estufa do que a produção com matérias-primas.

O Que posso Reciclar?

No Amarelo: Embalagens de Plástico/Metal/ECAL

Embalagens diversas de plástico, enlatados, sacos de plástico, latas de bebida, embalagens de cartão param alimentos líquidos (ex.: caixas de leite e de sumos), esferovite e sacos de aperitivos.

Atenção: Não depositar embalagens de produtos tóxicos ou inflamáveis (ex.: garrafões de combustível ou latas de tintas e diluentes). Materiais contaminados com sangue devem ir para o lixo indiferenciado.

No Azul: Papel/Cartão

Cartão, jornais, revistas, papel de escrita, cartas, livros, caixas e sacos em cartão e papelão.

Atenção: não deverá colocar resíduos contaminados com matéria orgânica como papel higiénico, fraldas, guardanapos e lenços de papel sujos, ou produtos contaminados com gorduras como por exemplo caixas de pizza. 

No Verde: Embalagens de Vidro

Garrafas e frascos de vidro.

Atenção: não deverá colocar copos de vidro ou de cristal, vidraças, espelhos e lâmpadas (deve utilizar o ponto eletrão para a deposição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes - localização Hiper Mercado).

iman

Fonte: Sociedade Ponto Verde

Como posso reciclar? 

A melhor forma de reciclar é definir na sua moradia um local com 3 recipientes, um para cada tipo de resíduo reciclável e à medida que vai produzindo os seus resíduos, de modo a separar corretamente os resíduos para posterior deposição para recolha porta-a-porta ou Ecoponto. 

Os óleos alimentares usados depois de frios deverão ser acondicionados em garrafas ou garrafões de plástico e colocados nos oleões disponibilizados em cada freguesia do concelho.

O que fazem com o meu lixo?

Se o seu lixo for indiferenciado vai para o aterro e lá é depositado numa bolsa. Se você fizer a separação das embalagens recicláveis e lhes der o destino apropriado, estas serão encaminhadas para a central de triagem onde se procede a uma separação mais específica para posterior envio para valorização.

Que devo fazer para me desfazer de podas de jardim, um frigorífico, um colchão ou uma máquina de lavar?

Deve contatar a Praia Ambiente e agendar a recolha e colocar na via pública apenas no dia marcado para a recolha, esta é gratuita até ao volume de um metro cúbico.

Deve colocar esses resíduos à sua porta devidamente acondicionados em fardos ou sacos no caso de resíduos verdes. 

Tenho embalagens de produtos tóxicos ou perigosos para colocar fora, essas embalagens são recicláveis? onde as posso colocar? 

Também é possível reciclar esse tipo de embalagens. A Praia Ambiente é apenas responsável pela recolha de resíduos urbanos e equiparados, deve consultar a lista de operadores de gestão de resíduos ao dispor no site de internet do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos-SRIR para depositar estes resíduos ou contacte através da linha verde 800 200 255.