Perguntas Frequentes

RESIDUOS

O que acontece às embalagens usadas que se colocam nos ecopontos?

Depois de recolhidas, as embalagens usadas são encaminhadas para uma Estação de Triagem, onde são submetidas a uma separação ainda mais rigorosa por tipo de material. Depois deste processo de seleção, os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material e reencaminhados através da Sociedade Ponto Verde, para empresas que procedem à sua reciclagem.

O que resulta da reciclagem?

Resulta novos objetos que usamos todos os dias. Através da reciclagem valorizamos os materiais de embalagens usadas estes são misturados com ou sem adição de matéria-prima para produção de novos objetos.

Os resíduos indiferenciados são submetidos a triagem?

Não. Os nossos sacos de lixo normal ou indiferenciado são transportados pelas viaturas da Praia Ambiente E.M. até ao Aterro e não são alvo de qualquer triagem e posteriormente são depositados em células impermeáveis.

Porque é tão importante a reciclagem e a separação dos resíduos na origem?

Para reduzir a quantidade de resíduos depositados em Aterro pois ao enviá-los para a reciclagem são produzidas materiais novos a partir dos mesmos. Assim consome-se menos energia e poupam-se matérias-primas.

Os resíduos que colocamos no ecoponto são todos misturados após a recolha?

Não. Os resíduos de Vidro, Papel/Cartão e as embalagens são recolhidas pela Praia Ambiente E.M. na mesma viatura mas em dias de recolha diferentes, ou seja, só se recolha um tipo de resíduo por dia ao longo de todo o concelho. De seguida o mesmo é encaminhado para o Armazém de Triagem aonde se processa a separação por fileira de resíduo, são compactados e enfardados, para posteriormente serem transportadas para a reciclagem.

 

ÁGUA

PORQUE É QUE A MINHA ÁGUA DA TORNEIRA ESTÁ TURVA E COM COR DE TERRA OU AVERMELHADA?

Situações de forte pressão na rede de distribuição de água, podem provocar o desprendimento de micropartículas de ferro das canalizações e consequentemente provoca a coloração da água. Embora essa água não apresente qualquer problema para a saúde, é preferível não a consumir até que a água apresente um aspeto normal.

 

PORQUE É QUE A MINHA ÁGUA FICA ESBRANQUIÇADA?

A água da torneira pode ficar esbranquiçada devido ao ar que existe nas condutas. Se colocar a água num copo e a deixar repousar durante alguns segundos, a água volta a ficar límpida vendo-se as bolhas de água a vir à superfície.

Esta situação pode acontecer após uma intervenção na rede de distribuição de água ou após ensaios às bocas-de-incêndio.

 

A ÁGUA SABE A CLORO, IMPLICA ALGUM RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?

Não. O cloro que é adicionado à água em muito pequenas quantidades não é prejudicial ao consumo humano. Pelo contrário, o cloro é um preservante alimentar que garante uma boa qualidade microbiológica ao não permitir o desenvolvimento de bactérias. Caso o sabor incomode pode ainda retirar-se a água da torneira, aguardar uns minutos ou armazenar no frigorífico em recipiente de vidro (não mais do que 24 horas); adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber.

Como o cloro se evapora facilmente, estas medidas simples e fáceis são habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável.

 

BEBER ÁGUA DA TORNEIRA OU ÁGUA ENGARRAFADA, QUAL A DIFERENÇA?

Beber água da torneira ou água engarrafada é uma questão de escolha pessoal.

A água da torneira está disponível 24 sobre 24 horas. A sua composição depende do seu ambiente de origem (pode ser mais ou menos calcária, por exemplo). Antes de chegar à torneira do consumidor, a água é submetida a um controlo rigoroso de modo a respeitar as normas restritas de qualidade (são controlados cerca de 50 parâmetros).

Por sua vez as águas engarrafadas podem ser águas de nascente ou de origem mineral apresentando teores de sais minerais e de oligoelementos variáveis. Algumas são muito ricas em magnésio, outras em cálcio, etc… Nesses casos, é conveniente mudar regularmente de tipo de água engarrafada de modo a equilibrar esses compostos no organismo.

Dado que a água da torneira não é engarrafada, não produz resíduos (as garrafas de águas produzem cerca de 10 kg de plástico por pessoa, por ano).

 

TENHO A SENSAÇÃO QUE POSSUO UM CONSUMO DE ÁGUA MUITO ELEVADO. COMO POSSO AVALIAR OS MEUS CONSUMOS?

O consumo de água varia segundo os hábitos das pessoas, os eletrodomésticos utilizados, os usos domésticos (banhos, duches, lavagem de viaturas, etc.) ou não domésticos (atividade artesanal, agricultura, etc.) ou ainda com novos acontecimentos que surjam na vida (chegada de uma nova pessoa no agregado familiar).