2016_ewwr_poster_dra_azores_cartaz

A Praia Ambiente, E.M. irá participar na 7.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 8.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Iremos promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à prevenção de produção de resíduos e à reutilização dos mesmos, incidindo na temática da Semana Europeia os “Resíduos de embalagens” (Redução de Resíduos de embalagens: Use menos embalagens!). Serão realizadas duas atividades distintas.

A atividade denominada Oficina de Reciclagem de Natal esta será realizada pelo quarto ano consecutivo junto dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, sendo sempre bem-sucedida pois une a atividade prática onde as crianças aprendem conceitos ligados ao ambiente e aplicam em simultâneo a brincadeira e a criatividade.

Este ano iremos trabalhar com o resíduo vidro e a atividade consiste em reutilizar boiões de vidro de forma a dar outra vida a este resíduo pois é o que tem um tempo de decomposição mais lento e usa recursos naturais preciosos como a areia e a água para ser fabricado.

Vamos o valorizar reutilizando-o em um globo de neve alusivo à época Natalícia.

O objetivo é dar a conhecer a Política dos 3 R’S (reduzir, reutilizar e reciclar) mas dando ênfase ao reaproveitamento do resíduo através da reutilização de materiais, dar noções base da prevenção de produção de resíduos.

 

A segunda atividade será a Campanha “Beba com confiança da sua Torneira” esta sensibilização promove o consumo de água da torneira e foi realizada com o apoio do ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores). Tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a boa qualidade e acessibilidade da água da torneira, cuja qualidade e segurança atinge os 99,2%.

Relembrar que a água da torneira é segura e mais barata que a engarrafada, levará a uma preservação dos recursos naturais e uma diminuição da produção de resíduos, contribuindo desta forma para a sustentabilidade ambiental.

Até ao momento foram distribuídos 8000 folhetos em cada habitação do concelho e 50 poster em escolas e juntas de freguesia para motivar a preservação deste bem tão precioso.

Com o slogan “Beba com confiança da sua torneira”, a campanha abrangerá a população em geral, com maior incidência na população escolar desde o pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo o ensino especial e profissional.

A campanha junto da população em geral iniciou-se em julho com a afixação de outdoor distribuição folheto informativo, poster e divulgação no site da Praia Ambiente, E.M. em www.praiaambiente.pt.

Atualmente estamos a distribuir a toda a população escolar uma garrafa leve e funcional, que facilita o transporte individual de água da torneira, a garrafa é reutilizável.  E uma opção ecológica que evita a produção de resíduos de embalagem como referido.

Na pré-escola e 1º ciclo será realizada uma abordagem ao tema da qualidade da água e prevenção de produção de resíduos através de uma breve conversa introdutória, e jogo didático sobre esta temática.

No 2º Ciclo será feita uma apresentação em vídeo e uma atividade experimental que consiste na utilização de um kit teste de água para a análise da água na escola.

No 3º Ciclo e Ensino Secundário serão realizadas palestras sobre a qualidade da água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória e prevenção de produção de resíduos e apresentação de um vídeo sobre esta temática.

Até ao momento já efetuamos campanha em cerca de 8 escolas do concelho do ensino pré-escolar e primário, verificamos que os alunos não tinham confiança no consumo da água da torneira e não associavam este ato a uma ação de prevenção de produção de resíduos de embalagem.