torneira2

PRAIA AMBIENTE, E.M. PROMOVE CONSUMO DE ÁGUA DA TORNEIRA COM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO “BEBA COM CONFIANÇA DA SUA TORNEIRA”

 

A Praia Ambiente, E.M. lançou uma campanha de sensibilização que promove o consumo de água da torneira com o apoio do ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores). Esta tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a boa qualidade e acessibilidade da água da torneira, cuja qualidade e segurança atinge os 99,2%, de acordo com análises efetuadas e divulgadas (cumprindo com o definido no Decreto-Lei n.º306/2007, de 27 de Agosto.

Dado que a água da torneira é segura e mais barata que a engarrafada, levará a uma preservação dos recursos naturais e uma diminuição da produção de resíduos, contribuindo desta forma para a sustentabilidade ambiental.

Atualmente, o controlo da qualidade da água distribuída no concelho da Praia da Vitória é assegurado através da colheita de amostras de água na torneira do consumidor por entidade independente, num total de mais de 150 pontos de amostragem. No âmbito deste controlo são efetuadas 1567 determinações de parâmetros individualizadas.

 

Esta campanha pretende informar onde podem ser consultados os resultados das análises da água colhida nas torneiras dos consumidores do concelho da Praia da Vitória. Estes são divulgados trimestral através de Edital, no site da Praia Ambiente, E.M., na Loja de atendimento da Praia Ambiente, E.M., nos locais de divulgação da CMPV e Juntas de Freguesia.

 

Sabia que em 2015, o volume total de água vendida na rede de distribuição da cidade da Praia da Vitória foi de 1.437.608 m3 (3.939 m3/dia). Sendo que uma família no concelho da Praia da Vitória consome em média 10 m3. Desta forma foi elaborado um folheto e poster para distribuição à população em geral e escolar com algumas dicas para poupar na fatura no final do mês e motivar para a preservação deste bem tão precioso que é a água.

Com o slogan “Beba com confiança da sua torneira”, a campanha abrangerá a população em geral, com maior incidência na população escolar desde o pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo o ensino especial e profissional.

 

A campanha junto da população em geral iniciou-se em Julho com a afixação de outdoor (rotunda situada no cruzamento na estrada da circunvalação com a rua Padre Francisco Rocha de Sousa), distribuição folheto informativo, poster e divulgação no site da Praia Ambiente, E.M. em www.praiaambiente.pt.

 

Iremos distribuir a toda a população escolar uma garrafa leve e funcional, que facilita o transporte individual de água da torneira, a garrafa é reutilizável e reciclável. E uma opção ecológica que evita a produção de resíduos de embalagem.

Na pré-escola e 1º e 2º ano será realizada uma abordagem ao tema da qualidade da água através de uma breve conversa introdutória, e jogo didático sobre esta temática, adaptado ao contexto da Praia Ambiente.

No 1º Ciclo (3º e 4º ano) e 2º Ciclo será feita uma apresentação em vídeo sobre a qualidade da água da Praia Ambiente e uma atividade experimental que consiste na utilização de um kit teste de água doce para a análise da água nas escolas. Nesta experiência os alunos irão determinar o pH, e outros parâmetros no seu ambiente escolar. Este parâmetro será medido numa amostra recolhida num ponto de captação (nascente) e num ponto de consumo (escola) para haja um termo de comparação.

No 3º Ciclo e Ensino Secundário serão realizadas palestras sobre a qualidade da água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória e apresentação de um vídeo sobre esta temática.