noticia1

A Praia Ambiente, E.M. iniciou, no passado dia 29 de Outubro de 2014, a campanha de sensibilização nos Postos de Leite do concelho sobre a correta deposição dos resíduos agrícolas. A campanha começou no posto de recolha da Vila das Lajes.

A iniciativa pretende sensibilizar os agricultores quanto à sua responsabilidade na gestão dos resíduos da atividade que desenvolvem; a correta deposição dos resíduos produzidos; e a adoção de Boas Práticas de gestão de Resíduos (BPGR) ao nível da exploração.

Nas ações de sensibilização, a Praia Ambiente conta com a colaboração da GNR-Ambiente, para que de forma conjunta a população alvo seja alertada das diversas contraordenação que incorrem ao abandonar ou despejar os seus resíduos em locais fora dos apropriados, sendo uma obrigação legal dos lavradores/agricultores o reencaminhamento correto dos seus resíduos.

Sendo que a Praia Ambiente entende que só com uma articulação eficaz de esforços poderá conduzir à eficácia de todo processo.

A campanha vai estender-se aos restantes postos de recolha de leite no Concelho e dá continuidade às campanhas de sensibilização efetuadas desde 2008 em que foi explicada a correta deposição dos resíduos agrícolas nos contentores já existentes para esse efeito junto de todos os postos de leite do concelho.

Durante estes anos foram entregues a todos os agricultores presentes um folheto tripartido explicativo das regras de deposição.